Os exercícios físicos fazem bem em todas as etapas da vida. Da primeira infância até a terceira idade, todos os seres humanos se beneficiam de atividades físicas feitas com regularidade. Mas que se envolver em práticas desportivas faz bem não é novidade, não é mesmo? Apesar disto, ainda há muitas pessoas que estão acomodadas com o sedentarismo, ignorando os riscos de ficar parado. E você sabe realmente quais são os benefícios que o exercício físico proporciona?

A atividade física é definida como toda situação em que toda pessoa dobre seu metabolismo, e portanto seu gasto de energia. Ela pode ser tanto ocupacional, como subir escadas, fazer compras, lavar o carro, quanto formal, como pedalar, nadar, correr. Estas últimas são consideradas exercícios físicos, mas ambas as formas são levadas em conta para a contagem calórica diária do indivíduo. É considerada ativa uma pessoa que gasta ao menos 2.200 calorias por semana, algo que pode ser alcançado com um mínimo de 30 minutos de atividade física por dia. Caso contrário, a pessoa é classificada como sedentária.

O problema com isto é que a vida moderna deixa pouco espaço pras pessoas completarem um tempo diário interessante de atividade física para serem consideradas ativas, ao invés de sedentárias. Geralmente ficamos presos num escritório por horas, dado ao estilo de vida marcado pela agitação dos centros urbanos. Daí vem a importância de buscar algum exercício ou esporte para acrescentar como hábito na rotina.

O que acontece se eu não me exercitar?

A falta de atividade física faz com que seus músculos e ossos hipotrofiem, ou seja, diminuam de volume, fazendo com que eles não funcionem muito bem. Além disso, o coração irá regredir funcionalmente e a condição respiratória ficará comprometida, causando o surgimento de doenças cardíacas. Mas não é só o coração, a diabetes está se tornando uma doença comum com o passar do tempo. A falta de atividade física aumenta o risco de obesidade, onde toda a energia que consumimos nas refeições contribuem no incremento do peso e o surgimento principalmente do tipo 2.

O colesterol também é um grande inimigo a ser combatido. Necessário para a formação das membranas das nossas células, para os hormônios e para a proteção dos nossos nervos, essa gordura vem em parte pelo consumo de certos alimentos. Embora seja parte importante para o funcionamento do nosso organismo, o excesso de gordura é depositado na parede das artérias, formando placas que podem entupir as artérias e dificultar a passagem do sangue.

Cabe destacar que, embora algumas pessoas estejam em forma ou tenha um biótipo magrinho, isso não significa que o seu colesterol esteja normal. Por isso, a prática de exercício físico é fundamental para o tratamento.

Quais exercícios posso fazer?

Existem dois principais tipos de exercício físico: o aeróbico e o anaeróbico. O aeróbico é caracterizado como o exercício contínuo, dinâmico e geralmente prolongado. Ele estimula a função cardiorrespiratória e vascular, além de acelerar o metabolismo por aumentar a capacidade cardíaca e pulmonar para dar energia ao músculo a partir do consumo de oxigênio. Os atos de caminhar, nadar e dançar fazem parte dessa linha.

Já a prática anaeróbica é um exercício de força, pois exige que os músculos sejam contraídos contra uma resistência. O nome vem do fato de utilizar uma forma de energia que independe do uso de oxigênio. O mais famoso exercício anaeróbico é a musculação, mas existem também os saltos e arremesso de peso.

Quais outros benefícios posso ter, além da boa função dos órgãos?

Um dos grandes benefícios do exercício físico é a liberação de endorfina. Ela nos traz uma sensação de paz e tranquilidade, logo depois que nos exercitamos. As endorfinas são neuromediadores ligados à gênese do bem estar e do prazer. Por ser um potente liberador desta substância, o exercício físico cria dependência quando praticado regularmente e faz falta, assim como toda substância associada ao prazer.

Portanto, não pode se deixar de lado a prática de exercícios físicos com regularidade. Pra quem está sedentário, pode ser difícil começar, mas o prazer do esporte praticado vai virar rotina em pouco tempo e você poderá usufruir de todos os benefícios que ele oferece. Vale ressaltar também que esses benefícios independem da hora que o exercício é praticado. Basta encaixar no momento do seu dia que você esteja mais livre e fica mais fácil pra você conseguir sair do sedentarismo e se tornar uma pessoa ativa.

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