O que é Caxumba?

A caxumba é uma doença viral aguda, altamente contagiosa. 

 

Quem corre o risco de ter CAXUMBA?

Embora ocorram mais casos da doença na infância, pessoas de TODAS as idades podem contraí-la. A doença é altamente contagiosa e pode ser transmitida antes mesmo da pessoa contaminada sentir os sintomas e ser diagnosticada.

 

Quais são os SINTOMAS?

A doença é caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares. Entre os sintomas mais comuns estão dor muito forte na mandíbula, febre e mal estar. 

 

Por que temos que nos preocupar?

Entre as complicações da doença estão a orquiepididimite, que ocorre em 20 a 30% dos homens adultos acometidos e a ooforite que chega a acometer 5% das mulheres acometidas. O sistema nervoso central também pode ser acometido sob a forma de meningite asséptica, e, mais raramente, a encefalite.

 

Como tratar?

Não existe tratamento especifico para a caxumba. Os pacientes devem evitar esforço físico e se manter afastados do ambiente de trabalho ou escolar até se curarem totalmente.

 

O que podemos fazer?

O aumento no numero de casos deve-se a presença de pessoas suscetíveis na comunidade, seja porque elas não tenham sido vacinadas corretamente durante a infância ou, se foram vacinadas, perderam a imunidade ao longo dos anos. Por isso,  para barrar o aumento dos casos, devemos VACINAR!

 

A vacina a ser tomada pelos adultos é a Tríplice Viral.

Os adultos não vacinados - ou que não souberem se foram ou não vacinados - devem tomar 2 doses, com intervalo mínimo de 1 mês entre as doses. Quem já teve caxumba não precisa ser vacinado. 

 

Para as crianças está disponível a vacina Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e a vacina Tetra Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela).

No calendário infantil, tais vacinas são indicadas na idade de 1 ano e a segunda dose entre 15 meses e 2 anos. Para considerar a pessoa vacinada, é preciso tomar as 2 doses. 

 

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES