No Brasil, a gripe e a pneumonia causam milhares de mortes todos os anos. A forma mais eficaz de prevenção e de evitar as complicações das doenças é a vacinação. Porém, muitas vezes, a imunização do adulto é negligenciada. A pneumonia é a 2ª doença respiratória mais comum no Brasil e, em idosos, a vacinação reduz cerca 50% a mortalidade por doenças respiratórias se comparado aos não vacinados.

 

 A vacinação combinada contra gripe e pneumonia é extremamente importante e deve ser sempre indicada não só para pacientes idosos, mas também para todos aqueles portadores de doenças crônicas (asma, diabetes, cardiopatias, hipertensão etc.) em qualquer idade.

 

 A vacina da gripe é anual e o período ideal para vacinação é o outono, pois, como a maior circulação do vírus acontece no inverno, a imunização antecipada permite que os indivíduos vacinados estejam protegidos nos meses mais frios. A vacinação contra pneumonia pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações e em até 75% a mortalidade pela doença. Em relação à gripe, a vacinação anual não apenas diminui o risco da infecção pelo vírus, como também reduz a gravidade da doença naqueles que são infectados, incluindo o risco de morte.

 

 Gripe

A vacina da gripe pode ser realizada em adultos e em crianças após os seis meses de vida. Porém, indivíduos em extremos de idades (crianças e idosos) e  portadores de doenças crônicas apresentam indicação ainda maior de se vacinar, uma vez que as complicações secundárias são mais comuns e graves. O período ideal para vacinar contra gripe é no outono. Porém, caso não seja aplicada nessa época, ela pode ser feita a qualquer momento como forma de reduzir a circulação dos vírus.

 

Pneumonia

A vacina pneumocócica é indicada para prevenção das doenças pneumocócicas. Tais doenças são causadas por diversos sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, que provoca pneumonia, meningite, sepse e otite média. Essa bactéria é a principal causa de pneumonia bacteriana.  Crianças e adultos podem ser vacinados, mas o grupo de risco inclui crianças até cinco anos de idade, adultos com mais de 50 anos e portadores de doenças crônicas em qualquer idade. É importante estar atento às opções de vacinas pneumocócicas disponíveis e seguir as recomendações em relação ao esquema vacinal (iniciando a vacinação com a vacina pneumocócica 13-Valente e na sequencia fazer a vacina pneumocócica 23-valente – vide boletim das vacinas pneumocócicas).

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES