Em 2003, na Austrália, alguns amigos resolveram seguir o exemplo da campanha Outubro Rosa e decidiram utilizar o mês de novembro como uma maneira de chamar a atenção para a saúde do homem, um assunto pouco abordado e ainda cheio de tabus. A partir de então, surgia a campanha (que lá se chama Movember), que tomou proporções gigantescas e hoje em dia age em diversos países do mundo. Desde o seu segundo ano, a arrecadação de fundos foi voltado para doação ao Fundo de Câncer de Próstata da Austrália, tornando essa doença uma das principais visadas pela campanha. Criaram, então, o slogan da campanha: “Mudando a face da saúde do homem”, tentando fazer com que os homens passassem a cuidar da sua saúde, tanto física quanto mental.

No Brasil, a campanha iniciou-se em 2008. Inspirado pelo Movember, o Instituto Lado a Lada pela Vida criou a ação “Um toque,um drible”, cujo objetivo era promover a ida de homens ao médico para prestar mais atenção em sua saúde. A partir de 2012, resolveu promover um mês inteiro de mobilização com ações focadas totalmente na saúde do homem, com campanhas de conscientização e de arrecadação de fundos na luta contra o câncer de próstata. Desde então, o Novembro Azul iniciou-se, cada ano com mais força.

Para demonstrar apoio à causa, diversas instituições utilizam o laço azul ou iluminam seus prédios com luz de cor azul. Por todo o Brasil, edifícios, monumentos e estádios são iluminados como maneira de chamar atenção para a causa. Além disso, são realizadas ações como palestras  conscientizadoras, distribuição de folhetos, ações em empresas e visibilidade a partir de ações com personalidades conhecidas utilizando os bigodes que, juntamente com o laço azul, é o símbolo da campanha.

Hoje em dia, além do câncer de próstata, outras doenças são abordadas de maneira global, como forma de mudar o estigma de que homens não vão ao médico. Todas as ações da campanha são realizadas com o intuito de fazer com que o homem se torne protagonista do cuidado com a própria saúde, prevenindo-se contra doenças com altas taxas de cura quando detectadas no início.

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES