Existem muitos mitos em relação ao HPV e quem deve ou não se vacinar contra ele. Abaixo, tiramos algumas dúvidas em relação ao vírus e a sua vacinação!

 

1.       O QUE É HPV?

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus capaz de produzir lesões (verrugas) na pele. Essas lesões podem regredir espontaneamente ou crescer causando complicações.

 

2.       QUAIS OS TIPOS DE HPV E SUA RELAÇÃO COM O RISCO DE CÂNCER?

Existem mais de 200 subtipos diferentes de HPV. Eles são classificados em tipos de baixo e de alto risco de câncer. Felizmente, os tipos mais frequentes - tipos 6 e 11 - são encontrados na maioria das verrugas genitais e não costumam oferecer risco de progressão para malignidade. Os vírus classificados como de alto risco (tipos 16, 18, 31, 33, 45, 58, dentre outros) tem maior probabilidade de persistir após a infecção inicial e estão associados a lesões pré-cancerígenas.

 

3.       POR QUE SE VACINAR CONTRA O HPV?

A infecção pelo HPV é altamente frequente em todo mundo. 80% da população sexualmente ativa, em algum momento de sua vida, já entrou em contato com o vírus, e a maioria das pessoas infectadas não sabe que tem o vírus, pois geralmente não apresentam sintomas (assintomáticos).

Por isso, a vacinação contra HPV é, atualmente, a melhor forma de prevenção contra a infecção pelos diversos tipos de HPV. A vacina estimula a produção de anticorpos específicos para cada subtipo de HPV e minimiza o risco de desenvolver a doença. Portanto, com a ampla utilização da vacina contra HPV poderemos reduzir a incidência de lesões relacionados aos tipos de HPV contidos na vacina e, consequentemente, reduziremos a ocorrência das lesões associadas.

 

4.       QUEM DEVE SE VACINAR CONTRA O HPV E QUANDO?

A vacina está liberada no Brasil para HOMENS e MULHERES e seu uso indicado a partir de 9 anos de idade. A adolescência é a melhor época para vacinação, de preferência antes do início da atividade sexual. Porém, a idade pode variar e até mesmo os adultos têm indicação de fazer a vacina.

São indicadas 3 doses com intervalos de 2 meses entre a primeira e a segunda, e 4 meses entre a segunda e a terceira (0 – 2 – 6 meses) doses. Porém esquemas alternativos também podem ser indicados a depender do caso.

É importante lembrar que pessoas que iniciaram o esquema e, por algum motivo, atrasaram a aplicação das doses, não precisam reiniciar o esquema, apenas completar as doses que faltam assim que possível.

 

5.       PESSOAS QUE JÁ TIVERAM OU TEM O HPV PODEM SE VACINAR?

Sim. As pessoas que são vacinadas apresentam uma melhor resposta e estão mais protegidas por ocasião de uma reinfecção pelo vírus. Além disso, estudos demonstram que aqueles que realizaram algum tratamento prévio para lesões por HPV apresentaram menor possibilidade de ressurgimento da doença quando vacinadas.

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES