Desde cedo na escola são muitos projetos de alimentação saudável e de higiene, que vão plantando na mente das crianças os cuidados que devemos ter com o corpo para viver bem.

Todas as medidas que visem a cuidar da saúde são válidas e bem-vindas, pois temos que nos responsabilizar pelo bem estar de todos, porque sem saúde ninguém aprende.

A escola tem sido um local que de certa forma auxilia seus alunos na prevenção de doenças e nos cuidados com a saúde em geral.

 

Escola é lugar de saúde!!

 

Quais são algumas medidas preventivas que podemos adotar na escola para evitar doenças?

 

  1. Não mandar criança doente para a escola;
  2. Evitar o contato com pessoas doentes;
  3. Cobrir a boca e nariz quando tossir ou espirrar;
  4. Lavar as mãos com frequência, para desinfecção
  5. Evitar levar as mãos aos olhos, nariz ou boca sem previamente tê-las lavado e depois também;
  6. Evitar aglomerações, principalmente quando doente, a fim de evitar a propagação da doença;
  7. Manter a Caderneta de Vacinação da criança e de toda a família em dia.

 

A vacina contra a gripe é mundialmente considerada a maneira mais eficaz de prevenir a doença. Mas não são só as crianças, idosos e pessoas de alto risco que precisam se vacinar. A imunização de todos que convivem com estas pessoas é importante, sejam pais, cuidadores, profissionais de área de saúde ou da educação. A imunização também diminui a transmissão da gripe, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Há dentro dos programas de vacinação o que se costuma chamar de imunidade de rebanho. A ideia é que, vacinando, no mínimo, 95% das pessoas de uma comunidade, promovemos a proteção de todas, inclusive daquelas que por algum motivo nao podem se vacinar. "Elas são protegidas quando há a garantia de que os outros não vão transmitir a doença para ela.

Precisamos promover saúde! Falar sobre as doenças e como se prevenir delas. Além disso o incentivo a vacinação na escola chama atenção para a importância de garantirmos a nossas crianças um ambiente saudável e registrar que lugar de criança doente não é na escola, primeiro por consideração ao outro, segundo porque criança doente precisa de atenção, descanso e acolhimento da família.

É por essas e outras razões que o LPC apoia as escolas na avaliação das cadernetas de vacinação e disponibiliza campanhas de vacinação e orientação aos pais sobre as diversas vacinas disponíveis.

Verifique como está a sua caderneta vacinal e a de seu filho! Consulte seu medico ou solicite orientação especializada no LPC.

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES