O exame de sexagem fetal é feito para descobrir o sexo da criança que a futura mamãe está carregando. Ele é muito seguro e não oferece risco algum para o bebê. Para realizá-lo, é preciso coletar sangue venoso materno, como se faz em um exame de sangue tradicional, e através dele busca-se uma região de DNA específica do sexo masculino. Caso essa região seja encontrada, comprova-se que a mulher está carregando um menino e, caso contrário, é uma menina.

 

Isso acontece porque no plasma materno existe DNA do feto transferido pela placenta. A mulher, como se sabe, possui dois cromossomos X, enquanto o homem tem um cromossomo X e outro Y. A partir deste exame, consegue-se saber se existe ou não um cromossomo Y no sangue da mãe.

 

O teste pode ser feito a partir da oitava semana de gravidez e é muito difícil receber o resultado errado, pois se trata de um exame que dá 98% de certeza. Esta veracidade aumenta conforme vai aumentando a idade gestacional, ou seja, quanto mais tempo a mulher estiver grávida, mais certo estará o resultado. O exame é muito mais prático do que um retirada de sangue convencional, pois não requer jejum ou preparação anterior. Retira-se apenas um tubinho de sangue da mãe e nada mais.

 

Se a gestação for gemelar, essa informação deve ser dada antes da coleta, pois podem haver algumas recomendações específicas.

 

Se a mamãe estiver esperando gêmeos univitelinos (idênticos), o teste é válido para os dois bebês. Gêmeos idênticos têm o mesmo DNA, o que faz com que tenham obrigatoriamente o mesmo sexo. Isso torna mais fácil de evidenciar o sexo dos bebês quando são duas meninas, já que caso apareça o cromossomo Y no exame, sabe-se que pelo menos um dos bebês é menino. Já se houver ausência deste cromossomo, dizemos que ambas são meninas.

 

Não é recomendado que o teste de sexagem fetal seja feito antes da oitava semana de gestação, pois há um risco muito maior de o resultado sair errado. Ele pode dar errado também se a mulher já tiver recebido transfusão de sangue ou em casos de transplante de algum órgão. Nestas situações não é possível realizar o exame de sexagem fetal. Em aproximadamente 5% dos casos pode haver resultado inconclusivo.

 

Além do teste para descobrir o sexo do bebê, existem outros teste pré natais que a mãe pode fazer, como os testes pré-natais não invasivos (NIPT), que são uma forma de pesquisar o risco de o bebê apresentar algumas síndromes genéticas, cujos detalhes você pode entender melhor aqui.

 

O exame de sexagem fetal pode ser feito em todas as unidades do Laboratórios LPC. Procure o mais próximo de você e saiba logo o sexo do seu bebê! Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível.

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES