É normal que as pessoas tenham dúvidas sobre vacinas e como elas podem ajudar a manter a saúde em dia. Por isso, reunimos algumas perguntas comuns sobre a gripe e sua imunização para que cada um possa tomar a melhor decisão em relação à sua saúde.

 

Gripe e resfriado são a mesma doença?

Não. A gripe é causada pelo influenza, um vírus que altera suas características sazonalmente. Os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, tosse e sensação de fraqueza. Já o resfriado é causado por outros vírus. Embora os sintomas sejam parecidos, são brandos e têm menor duração.

 

Quais são os benefícios da vacina contra a Gripe? 

  • Prevenção contra a doença;

  • Redução do risco das complicações associadas;

  • Redução de gastos com medicamentos e consultas medicas;

  • Redução do absenteísmo ao trabalho e escolar.

 

Existe melhor época para tomar a vacina?

Sim. A vacina deve ser tomada preferencialmente antes do inverno, garantindo, assim, proteção no período de maior circulação do vírus da gripe. Porém, independentemente da época, é importante vacinar. 

 

Existem grupos prioritários para tomar a vacina?

Idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas são grupos de risco para complicações da doença. Mas todos devem se vacinar como forma de reduzir a circulação do vírus.

 

Por que as gestantes precisam se vacinar?

Além de constituírem grupo de risco para a doença, por apresentarem maior risco de complicações, as gestantes, ao se vacinarem, protegem a sua saúde e a do seu bebê, através da transferência de anticorpos pela placenta e pelo leite materno.  Além disso, ao se vacinarem, evitam que a doença chegue em sua casa e contamine o bebê. Por isso, não só a gestante, mas todos que vão conviver com o bebê devem se vacinar contra a Gripe e outras doenças infecciosas.

 

A vacina pode causar eventos adversos?

Qualquer vacina pode causar reações adversas. Os eventos mais frequentes após a vacina são: dor e vermelhidão no local de aplicação, febre baixa, mal-estar e dor no corpo podem acontecer, mas geralmente desaparecem em dois dias.

 

A vacina pode causar gripe?

NÃO. A vacina não tem o poder de causar gripe, pois é feita com microrganismos mortos (vacina inativada).

 

Que outros cuidados que podemos tomar para evitar a gripe? 

  1. Lave as mãos com frequência. Superfícies como maçanetas de porta, por exemplo, podem estar contaminadas e as mãos levam os vírus para as mucosas da boca ou dos olhos da pessoa susceptível.

  2. Evite coçar os olhos ou colocar as mãos na boca;

  3. Quando tossir, tape a boca com o antebraço e não com as mãos;

  4. Ventile os ambientes. Se estiver em transporte público, ônibus, trem ou metrô, se possível, abra as janelas.

 


Dra. Daniela Lima
Pediatra
Gestora de Serviços Medicos do LPC

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES