Ultimamente, muito vem sendo falado sobre as vacinas meningocócicas.

Atualmente, temos disponíveis no mercado 3 tipos de vacinas, e essa diversidade tem gerado confusão principalmente com as mães, que precisam estar atentas às cadernetas das crianças e entender as diferenças para fazer a melhor opção.

Meningite é a inflamação das membranas que recobrem o sistema nervoso. Trata-se de uma doença grave, com alta mortalidade e elevado índice de sequelas.

Diversos microrganismos podem causar essa doença.

O Meningococo é uma das bactérias causadoras de meningite. Porém, existem diferentes tipos de meningococos (sorotipos), e por isso são necessárias diferentes vacinas. 

Qualquer pessoa pode ter a doença meningocócica e, por isso, é importante estar protegido. No entanto, a doença é mais comum nos grupos abaixo:

-      Crianças nos primeiros anos de vida;

-      Adolescentes;

-      Pessoas portadoras de doenças crônicas;

-      Indivíduos que vivem em agrupamentos;

-      Viajantes, devido as diferentes prevalências da doença nas diversas regiões do mundo.

Mas quais são as Vacinas Meningocócicas disponíveis?

-      Men ACWY;

-      Men B;

-      Men C.

Outras bactérias também podem causar meningite, como o Pneumococo, e o Hemófilos. Assim a vacinação contra essas bactérias também previnem a meningite.

As Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro das vacinas contra meningite para crianças, adolescentes e adultos. Essas vacinas estão disponíveis para uso a partir de 2 meses de vida, em diferentes esquemas (intervalos e número de doses variam com a faixa etária)

Confira as orientações de esquema vacinal:

  • 3 meses: Meningocócica ACWY e Meningocócica B
  • 5 meses: Meningocócica ACWY e Meningocócica B
  • 12 a 15 meses: Meningocócica ACWY  e Meningocócica B
  • 5 anos: Meningocócica ACWY
  • 11 anos: Meningocócica ACWY
  • Adultos : Dose única da Meningocócica ACWY e 2 doses da Meningocócica B.

*Atenção: o esquema vacinal pode ter alterações de acordo com a idade de inicio da vacinação para cada uma das vacinas.

ATENÇÃO: Apesar do numero de doses em crianças maiores e adultos ser menor do que em crianças pequenas, a vacinação deve iniciar-se o mais precocemente possível, dado o maior risco da doença no primeiro ano de vida.

Lactentes, crianças e adolescentes ainda não vacinados devem iniciar sua vacinação com Meningococo B assim que possível, respeitando-se o número de doses do esquema primário e os intervalos mínimos para cada faixa etária. Da mesma forma, aquelas crianças e adultos que não se vacinaram contra a Meningocócica ACWY devem fazer.

 

Não esqueça, as vacinas são importantes para ADULTOS e CRIANÇAS! Todos devem estar protegidos. Vacinar é um gesto de amor!

Data da atualização: 07/07/2020

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES