Os primeiros cuidados com a saúde do seu bebê começam no Pre Natal!

Quando uma mulher engravida, tudo se transforma em dobro: o amor, o carinho, o cuidado. O maior desejo é ter uma gravidez e um bebê saudável. Para seguir esse caminho, e aumentar as chances de tudo sair bem, existe uma receita: o pré–natal. 

1 - Por que o pré-natal é importante?

O pré-natal é o acompanhamento médico da gestante durante a gravidez e pós-parto. Nele, é possível diagnosticar e tratar eventuais problemas com a mãe e o filho antes ou durante o parto. No pré-natal, o crescimento do bebe é acompanhado, assim como a saúde dos pais e suas interfaces com a saúde do bebê, prevenindo futuras complicações. Nesse momento o casal recebe orientações gerais sobre a gravidez e sobre as alterações que estão por vir.

  

2 - Quando eu devo começar o meu pré-natal?

O pré-natal deve ser iniciado assim que a mulher descobre que esté gravida, ou antes disso, quando se esté planejando a gestação. Neste período, os pais devem tirar suas dúvidas e conhecer as informações mais relevantes, bem como realizar todos os procedimentos requeridos para checar a saúde do casal. Caso haja necessidade, eles terão tempo de fazer o tratamento adequado antes da concepção do bebê. Na escolha do seu médico(a), lembre-se que é fundamental escolher um profissional que você goste e confie. 

 

3 - Quais os exames no pré-natal?

Existe uma lista de exames básicos, a maioria são exames de sangue, para checar se a mulher está com anemia, infecções, como esta a glicemia etc. Muitos exames são realizados, como por exemplo, as sorologias como HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis e hepatite B e C, além de tipagem sanguínea e fator Rh.

Alguns desses exames laboratoriais podem ser repetidos durante a gravidez. A glicemia também é repetida no decorrer da gestação, e geralmente é realizado o teste de tolerância a glicose, mais conhecido com curva glicêmica. 

É comum que o médico solicite pelo menos três ultra-sonografias: uma no primeiro trimestre da gravidez, para avaliar o tempo de gestação com mais precisão, outra no segundo semestre, quando os órgãos já estão formados, e a última no terceiro trimestre, para acompanhar o crescimento fetal.

Quando a gestação é de risco ou quando os resultados dos exames estiverem fora do padrão esperado para determinada fase da gravidez, o médico poderá pedir exames adicionais ou repetir alguns de acordo com a necessidade para uma melhor avaliação.

Geralmente, as consultas médicas são mensais até o sétimo mês de gestação, quinzenais até a 36ª semana e semanais até o final da gestação.

 

 Agora que você já sabe um pouco mais sobre o pré-natal e sua importância, fique atenta e não deixe de realizar o seu! Afinal, ter uma gravidez tranquila e um bebê saudável é o que toda mãe sempre quer.

 

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES