1. A doença

Doença causada pelo vírus Influenza, transmissível através de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e dores musculares, além de congestão nasal, tosse seca e dor de garganta. Complicações como pneumonia, bronquite e sinusite são mais comuns em crianças pequenas e idosos, assim como em portadores de imunodeficiência e portadores de doenças crônica. A vacina é composta por cepas do vírus Influenza, sendo que sua composição é alterada anualmente com base nos principais vírus em circulação do ano anterior.

 

2. A vacina

Via: intramuscular (braço ou coxa, a depender da idade).

Idade:  adultos e crianças a partir de 6 meses de idade.

Esquema: dose única anual.

Obs.: esquema para primovacinação em crianças até 8 anos: 2 doses com intervalo de 1 mês.

 

3. Contraindicações/reações adversas 

  • Recomenda-se adiar a vacinação na vigência de doença aguda associada a comprometimento do estado geral, acompanhada ou não por febre.
  • A vacina esta contra indicada em caso de alergia grave a ovo ou a algum componente da vacina.
  • As principais reações adversas apos a vacinação são: dor, febre baixa e mal estar, assim como vermelhidão e edema no local da aplicação. Essas reações não são consideradas graves e não contra indicam posteriores reforços vacinais.
  • Em caso de reações locais recomenda-se aplicação de compressas frias no local e o uso de antitérmico de acordo com a prescrição medica.
LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES