1. A doença

Popularmente conhecido como “cobreiro”, o Herpes Zoster (HZ) é causado pelo mesmo vírus da catapora (varicela). É uma doença geralmente debilitante, que vem aumentando sua frequência devido ao aumento da expectativa de vida.

Apos a infecção inicial, o vírus da catapora fica adormecido no nosso organismo e com a queda natural da imunidade, que ocorre com o avançar da idade, pode ocorrer sua reativação e consequentemente o desenvolvimento do HZ.

O HZ é uma erupção cutânea bolhosa. A erupção geralmente regride, evoluindo para crostas em 7 a 10 dias e apresenta cura completa dentro de 2 a 4 semanas, porem as alterações de pigmentação e as cicatrizes podem ser permanentes. A complicação mais comum do HZ é a neuralgia pos-herpetica (NPH), acometendo parte dos pacientes. Trata-se de uma dor crônica que persiste mesmo após a remissão da erupção cutânea. A dor é intensa e acontece na extensão do nervo da medula espinhal até a pele. Na maioria das vezes essa neuralgia se resolve nos primeiros 3 meses, mas em alguns casos pode persistir por anos. A dor associada ao HZ pode perturbar o sono, o humor, o trabalho e as atividades cotidianas, impactando negativamente na qualidade de vida e levando ao distanciamento social e a depressão.

 

2. A vacina

Via: Intramuscular (braço)

Idade: a partir de 50 anos de idade

Esquema: 02 doses com intervalo de 02 meses

Reforço:  até o momento não foi estabelecida a necessidade de reforços.

Obs.:

  • A vacina está licenciada para pessoas com 50 anos ou mais e é recomendada como rotina para maiores 60 anos de idade, adultos com 18 anos de idade ou mais com risco aumentado de HZ.
  • A vacina esta recomendada mesmo para aqueles que já desenvolveram a doença. Nesses casos deve-se aguardar um intervalo de 02 meses entre o quadro agudo e a aplicação da vacina.
  • Pode ser utilizada em pacientes imunodeprimidos.

 

3. Contraindicações/reações adversas 

  • Shingrix® é contraindicada para pacientes que apresentam hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer excipiente da vacina (consulte a bula).
  • Como medida de precaução, é preferível evitar o uso de Shingrix durante a gravidez.

 

Adquira através da nossa loja virtual (link) ou através da Central de Relacionamento (link), onde você também pode obter mais informações! 

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES