1. A doença 

O Streptococcus pneumoniae (pneumococo) é um patógeno bacteriano que afeta crianças e adultos. É uma importante causa de doença em crianças pequenas e de morbimortalidade em idosos e pessoas que sofrem de doenças crônicas. A bactéria coloniza o trato respiratório superior, podendo causar infecções invasivas disseminadas, inclusive bacteremia, meningite, pneumonia e outras infecções do trato respiratório inferior e superior, inclusive otite média e sinusite. Essas infecções podem ser graves levando a morte ou ainda deixar sequelas graves. Os indivíduos expostos a maior risco de infecção são os idosos, crianças com menos de dois anos de idade e pessoas com comorbidades diversas, incluindo infecção por HIV, anemia falciforme, diabetes, cardiopatias etc.

 

2. A vacina

Via: intramuscular (braco ou coxa, a depender da idade)

Idade:  a partir de 2 anos de idade

Esquema: dose única

Reforços: depende da idade

Obs.:

  • Indicada para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; asplenia ou  funcionamento comprometido do baço; problemas de imunidade, entre outras condições).
  • Para pessoas a partir de 60 anos deve ser aplicada de rotina.
  • Não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis.
  • Recomenda-se a combinação da VPP23 com a VPC13. Idealmente, deve-se iniciar o esquema com a aplicação da VPC 13 seguida de uma dose da VPP23 seis a doze meses depois da dose da vacina conjugada, e outra cinco anos após a primeira dose de VPP23.
  • Na maioria das vezes não se recomenda aplicar mais de duas doses de VPP23.
  • Caso o paciente já tenha tomado uma dose de Pneumo 13, deve-se aguardar um intervalo de 6 meses a 1 ano para fazer a Pneumo 23.

Atenção:  Essa vacina esta indicada para crianças, adolescentes, adultos e/ou idosos. Porem pessoas que completaram o esquema primário desta vacina em uma fase da vida não precisam repetir posteriormente, apenas seguir os reforços. Para mais orientações entre em contato conosco.

3. Contraindicações/reações adversas 

  • Recomenda-se adiar a vacinação na vigência de doença aguda associada a comprometimento do estado geral, acompanhada ou não por febre.
  • A vacina esta contra indicada em caso de alergia grave a algum componente da vacina.
  • As principais reações adversas apos a vacinação são: dor, febre baixa e mal estar, assim como vermelhidão e edema no local da aplicação. Essas reações não são consideradas graves e não contra indicam posteriores reforços vacinais.
  • Em caso de reações locais recomenda-se aplicação de compressas frias no local e o uso de antitérmico de acordo com a prescrição medica.
LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES