Quando uma mulher engravida, tudo se transforma em dobro: o amor, o carinho, o cuidado. O maior desejo é ter uma gravidez e um bebê saudável. Para se manter nesse caminho, e aumentar as chances de tudo sair às mil maravilhas, existe uma receita: o pré – natal. E para começar com essa receita, uma primeira dica simples, e a mais valiosa: TODA GRAVIDEZ TEM 12 MESES. Venha conhecer um pouco mais sobre o pré-natal aqui neste texto.

1- Porque o pré- natal é importante?

O pré-natal é um acompanhamento médico da gestante durante a gravidez, que permanece até o período pós-parto. Nele é possível diagnosticar e tratar eventuais problemas com a mãe e o filho antes ou durante o parto, pois acompanha o crescimento do feto e promove procedimentos de checagem diversos, relacionados à saúde dos pais e ao quanto esta pode afetar a gravidez e o bebê, prevenindo futuras complicações. É também onde a nova mamãe recebe orientações gerais da gravidez, e as alterações que esta pode gerar, como o que fazer com possíveis alterações na pele, ganho de peso e mudanças de humor.

2- Quando eu devo começar o meu pré- natal?

Atualmente a forma mais indicada é o conceito de “Gravidez de 12 meses” criado pelo Dr. Sérgio Peixoto, onde pré-natal deve ser iniciado três meses antes da concepção. Ele foi criado levando em consideração o preparo físico e psicológico necessário para uma gravidez mais saudável e tranquila, uma vez que a essa mexe muito com a sensibilidade. Neste período, os pais devem tirar suas dúvidas e conhecer as informações mais relevantes, bem como realizar todos os procedimentos requeridos para checar a saúde do casal. Caso haja necessidade, eles terão tempo de fazer o tratamento adequado antes da concepção do bebê.

Na escolha do seu médico(a), se lembre de que a gravidez pode afetar um pouco com o nosso emocional, nos deixando inseguras de algumas coisas, o que torna de extrema importância escolher um profissional que você goste e confie. Se ainda não tiver um ginecologista de sua confiança, ou indicações de pessoas que você confia, uma boa forma de encontrar o seu profissional é o site do Conselho Regional de Medicina, que traz uma relação de todos os médicos devidamente inscritos no CRM. Estude a vida profissional do médico e certifique-se de que tenha especialização em Ginecologia e Obstetrícia.

Já teve o resultado positivo do seu teste de gravidez? Então corra para escolher o seu médico e marcar a sua visita.

3- Quais os exames no pré-natal?

Existe uma lista de exames básicos, a maioria são exames de sangue, para checar se a mulher está com anemia, infecções ou glicemia, para verificar a taxa de glicose no sangue, e algumas sorologias como HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis e hepatite B e C, além de tipagem sanguínea e fator Rh. O médico pode também solicitar exames de urina e fezes.

Alguns desses exames laboratoriais podem ser repetidos durante a gravidez. A glicemia também é repetida na 26ª semana de gestação, além de algumas sorologias para verificar se a mulher foi infectada durante a gravidez.

É comum que o médico solicite pelo menos três ultra-sonografias: uma no primeiro trimestre da gravidez, para avaliar o tempo de gestação com mais precisão, outra no segundo semestre, quando os órgãos já estão formados, e a última no terceiro trimestre, para acompanhar o crescimento fetal.

Quando a gestação é de risco, ou quando os resultados dos exames estiverem fora do padrão esperado, para determinada fase da gravidez, o médico poderá pedir outros exames adicionais ou repetir alguns de acordo com a necessidade para uma melhor avaliação.

Geralmente, as consultas médicas são mensais até o sétimo mês de gestação, quinzenais até a 36ª semana e semanais até o final da gestação.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o pré-natal e sua importância, fique atenta e não deixe de marcar o seu dentro das previsões. Se você já está grávida e ainda não começou o seu pré-natal, procure o quanto antes o melhor especialista para você e o seu bebê. Afinal, ter uma gravidez tranquila e um bebê saudável é o que toda mamãe sempre quer.

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES