Você conseguiu! Passou por todos os desafios da gestação, provavelmente aprendeu bastante com as informações que o seu obstetra forneceu durante o pré-natal e nos cursos de gestantes que participou, e é claro aquelas super dicas que, com certeza, todas as mamães experientes da família e amigas lhe deram. Chegar em casa com o seu bebê é a melhor das sensações! Mas também pode dar um pouco de medo, pois esta é a hora “H”. Agora está com você! Mas não se assuste, você aprendeu bastante e vai tirar de letra!

Chegando em casa, seu bebê vai precisar de seus cuidados e o que você sabe dar de melhor – muito amor. Vocês dois, mamãe e bebê, entraram agora em um novo mundo, e porque não o papai também? Afinal, é super importante a ajuda dele nesses momentos também. Os primeiros meses costumam ser os mais desafiadores, e a palavra de ordem é conforto! Precisamos deixar todos confortáveis.

A seguir falaremos sobre alguns cuidados importantes com o bebe!!

Primeiramente, com relação ao choro, nada de pânico! O choro do bebê é a sua forma de comunicação, e com o passar dos dias você vai conhece-lo cada vez melhor e entender suas necessidades e desejos.

Umbigo – O coto umbilical do seu bebê vai ficar preto, secar e cair – normalmente dentro de cinco a dez dias. Até lá mantenha-o limpo e seco. Pode molhar normalmente no banho e limpar o local conforme as recomendações do seu medico. Se perceber secreção ou odor forte, entre em contato com seu pediatra.

Posição para dormir – o mais seguro é colocar o seu bebê para dormir com a  barriga para cima, podendo ficar com a cabeça levemente lateralizada. Não cubra seu bebê, agasalhe-o com uma pijaminha, sem super aquece-lo, claro. Lembre-se também de evitar almofadas, bichos de pelúcia e outros objetos que possam sufocá-lo.

Banho – evite usar sabonetes ou xampus muito perfumados, prefira os neutros próprios para bebes. Não use loções ou colônias após o banho.

Roupas – evite roupas de lã, mesmo as intituladas antialérgicas. Dê preferência às roupinhas de algodão. Lave-as com sabão de coco. Bodies, calças e meias são o ideal, e, em dias mais frios, um macacão.

Banho de Sol – é importante para o bebe, mas cuidado com os horários, o ideal é tomar banho de sol por 10 a15 minutos, cedinho pela manha ou após às 16h. Não se esqueça de proteger os olhos de seu bebê. O banho de Sol pode ainda ser terapêutico e prescrito pelo médico no caso de icterícia fisiológica, acelerando o desaparecimento da mesma.

Vacinas – a maioria das maternidades atualmente já aplica a vacina BCG e a primeira dose da hepatite B. Cheque se o seu bebê foi realmente vacinado, caso contrário, procure um posto de saúde ou uma clínica de vacinação para aplicar as vacinas nos primeiros dias de vida.

Alimentação – o leite materno é o alimento IDEAL para o seu bebê e nenhum outro leite é capaz de substituí-lo, além disto traz vantagens para o seu filho pois é o alimento mais corretamente balanceado (quantia adequada de gorduras, proteínas, carboidratos), protegendo a criança contra infecções, obesidade e alergias. Para a mãe, a amamentação promove contração uterina, fazendo com que o útero volte ao seu tamanho mais rapidamente. O horário de mamada é livre (aproximadamente a cada duas ou três horas). Atenção: não dê chá ou água, pois o leite materno contém a quantidade necessária de líquido para o recém-nascido. Esvazie bem uma mama antes de passar para a outra. Procure dar pelo menos 15 a 20 minutos em cada peito, já que o leite com maior conteúdo de gordura, que sacia e é essencial para o crescimento do bebê, desce após esse tempo. Deitar o bebê logo após a mamada, pode fazer com que ele regurgite uma grande quantidade de leite, coloque-o sempre para arrotar.

O maior “presentinho” da sua vida já chegou em casa e o grande impacto logo passará, agora você já está conseguindo se reorganizar, adaptando-se ao seu novo e maravilhoso momento de vida.

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES