Não trabalhar por causa da gravidez, ou de outras situações, parece fora da realidade para a maioria das mulheres hoje em dia. Afinal, o trabalho nos completa em muitos sentidos, faz parte de nossas vidas e, para a maioria dos casais, o salário da mulher é também parte importante da renda familiar, principalmente neste momento, onde diversas novas despesas surgem para acomodar o novo membro da família.

Mas será que gestante pode trabalhar?

Sim! Mas é preciso primeiro avaliar o estado da sua gestação, o seu tipo de ocupação e suas condições de trabalho, pois elas podem não ser ideais e representarem riscos para a sua saúde ou a do bebê. Não apenas questões relacionadas à problemas físicos são ameaças à saúde e segurança no trabalho durante a gravidez, mas também níveis de stress, posição que você fica durante o dia todo, viagens e até a quantidade de barulho a que se expõe.

Porém, é importante, desde o momento em que descobrir sobre a gestação, tentar adaptar a sua rotina.

Dicas:

  • Muitas empresas adotam a política de não permitir que se fume no local de trabalho, mas se na sua houver áreas para fumantes, tente evitá-las.

  • Certifique-se de que o seu local de trabalho está adequado. Sente-se numa cadeira com encosto ajustável e apoio para os braços; use suporte para os punhos e banqueta para os pés.

  • Faça intervalos regulares: coloque os pés para cima se trabalha bastante tempo de pé, ou fique de pé e caminhe se passa a maior parte do tempo sentada; aproveite a pausa para se esticar bem, isso ajuda a diminuir o inchaço de pés, tornozelos e dores nas costas.

  • Descanse sempre que puder: quanto mais fisicamente cansativo for seu trabalho, mais importante é reduzir o ritmo fora do ambiente de trabalho; você precisa se poupar o máximo possível; se você estiver se sentindo cansada no meio do dia de trabalho, às vezes dá para escapar na hora do almoço para uma rápida soneca de 15 minutos para recuperar a energia.

  • Escolha sapatos confortáveis e roupas que não apertem nos lugares errados: vale a pena também usar meia-calça com compressão para prevenir ou amenizar varizes (de acordo com a orientação do seu médico).

  • Não pule refeições: caso contrário, você com certeza vai ouvir seu corpo reclamar; não esqueça também de fazer lanchinhos com frequência para evitar os enjoos e aquela queimação no estômago; inclua alimentos ricos em fibra na sua dieta para combater o intestino preso.

  • Beba bastante água: mantenha um copo cheio por perto e volte a encher sempre que ele estiver vazio (isso permitirá também que você faça mais pausas e vá ao banheiro; nunca fique segurando o xixi, já que grávidas são mais suscetíveis a infecções urinárias).

  • Reduza o estresse: muita vezes é impossível eliminar o estresse do trabalho, por isso cabe a você buscar formas de administrá-lo, seja através de exercícios de respiração, uma boa alongada no corpo ou simplesmente uma volta fora do escritório para arejar a cabeça.

  • Aceite ajuda: se os colegas querem dar uma colher de chá para você, aceite e pense em como você é sortuda de ter tal apoio no trabalho; este é um momento raro e especial da sua vida e não tem porque fingir que não tem nada de diferente acontecendo.

E até quando posso trabalhar? Até o dia do parto? Você pode trabalhar até quando quiser, a licença-maternidade só começa quando você decidir, pode ser até 28 dias antes do parto. A verdade é que, no fim da gravidez, mesmo sem nenhum problema específico, é comum a mulher se sentir cansada mais rapidamente, por isso deve se resguardar o máximo possível. Se puder começar a licença-maternidade uma ou duas semanas antes da data prevista para o parto, faça isso, para ter tempo de descansar, se preparar. Lembre-se de que por um bom período depois de o bebê nascer será difícil ter tempo para você mesma.

Em algumas situações o médico pode contra indicar o trabalho durante a gestação, mas apenas ele pode fazer a correta avaliação do seu estado de gestação e a relação saudável com o seu trabalho. Assim, de uma maneira geral, se tudo estiver bem não há motivos para não trabalhar, lembrando, claro, de tomar todos os cuidados!

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES