Um dos tópicos mais procurados pelas futuras mamães é comumente “o que levar na mala da maternidade“. Então decidimos que já estava na hora de abordar esse assunto por aqui. A dúvida inicial sobre a malinha da maternidade deve ser o “quando”, quando arrumar a mala da maternidade? O ideal é que a sua fique pronta desde o 7º mês, assim você terá uma preocupação a menos no final da gestação,  quando poderá estar em trabalho de parto e com a mente totalmente focada no que vem pela frente. Afinal, você não vai querer que seu marido saia para comprar suas camisolas enquanto você está na maternidade, vai? Com tantos preparativos finais, talvez seja uma boa ideia imprimir a lista a seguir de itens essenciais para não esquecer de nada.

O mais importante primeiro! Independente de roupas, fraldas e outros adereços, na hora de sair de casa há itens que você realmente não pode esquecer de levar. Faça uma lista, que fique bem visível na saída da casa, para se certificar que a pressa de sair de casa não vai te fazer esquecer desses itens:

• carteirinha do plano de saúde

• cartão de pré-natal ou carta do médico com informações do pré-natal

• documentos pessoais

Mala da Mamãe

• Camisolas ou pijamas – certifique-se de que esses tenham alguma  abertura na frente para facilitar a amamentação. É bom levar três, pois eles podem sujar, por causa do sangramento pós-parto. Tem quem prefira trocar os pijamas por roupas confortáveis, de ficar em casa.

• Calcinhas grandes e confortáveis – o ideal é que você leve aquelas que já tenha usado alguma vez, de preferência as que você já está usando na gravidez. Você vai ter de usá-las com absorventes enormes, seja parto normal ou cesárea. Leve cinco pelo menos.

• Penhoar – para andar pelos corredores do hospital depois do parto e para receber visitas

• Chinelo ou sandália de dedo

• Meias

• Sutiã de amamentação

• Conchas ou absorventes para os seios

• Produtos de higiene pessoal – como escova, xampu, condicionador, sabonete, escova de dentes e pasta. Em alguns casos a maternidade oferece, mas é sempre mais confortável usar produtos a que já está acostumada. Uma maquiagem leve como um batom também pode ter sua utilidade, afinal vai ser inevitável você sair nas fotos ou filmagens.

• Absorventes – lembre-se de que é normal ter sangramento depois do parto (tanto vaginal como cesárea). Os hospitais costumam fornecer absorventes, mas leve pelo menos uma embalagem do tipo noturno, se você tiver uma marca preferida.

• Roupas para a saída do hospital – que sejam folgadas e bem confortáveis, já que a barriga de grávida não some de um dia para o outro!

• Máquina fotográfica e pilhas extras

• Filmadora e carregador de bateria, se tiver

• Livros e revistas

• Lembrancinhas e enfeite de porta, se tiver preparado esses itens com antecedência. Se não, não se preocupe, eles não são essenciais.

• Lista com os telefones das pessoas a serem avisadas do nascimento

A Mala do Bebê

Não se preocupe com as fraldas descartáveis, que costumam ser cedidas pelas maternidades e hospitais. Você vai precisar levar:

• 6 macacões tamanho RN

• 6 bodies ou camisas tipo pagão

• 6 calças com pé (mijão)

• 1 manta de algodão

• 1 xale de linha ou lã (se estiver em tempo de frio pode levar mais 1)

• 2 casaquinhos de lã, de preferência com botões na frente e que não tenham que passar pela cabeça para facilitar as trocas

• Fraldas de tecido para apoiar no ombro ao colocar o bebê para arrotar

• 6 paninhos de boca

• 6 pares de meias, se estiver muito frio

Lembre-se de lavar todas as roupinhas antes com sabão de coco ou neutro e de separar as peças que sejam adequadas para a época do ano.  É verdade que os bebês ao nascer precisam ser mantidos em temperatura mais quente, mas não exagere nos agasalhos, porque eles podem deixar seu filho desconfortável. Pode parecer bastante roupa, mas os hospitais pedem roupinhas reservas para garantir que não haja imprevisto. Se tiver dúvidas, peça orientação às enfermeiras da maternidade, nas primeiras trocas. Lacinhos, pulseirinhas e outros mimos não são favoritos nas maternidades preferem pois podem acabar se perdendo nas trocas, é melhor usa-los em outro momento.

Com tudo arrumadinho agora só falta esperar para curtir a chegada do seu pequeno ou pequena com muito amor e tranquilidade.

LPC Resultado de Exames

RESULTADO