Muitas mamães e papais perguntam com quantas semanas o bebê pode sair de casa. Para responder isso, nada melhor do que o pediatra da criança, que conhece seu histórico completo. Porém, algumas dicas são sempre bem-vindas para aquelas pessoas que ainda estão se sentindo inseguras, não é verdade?

Durante 9 meses, seu bebê esteve protegido, vivendo de maneira confortável dentro da barriga de sua mãe. Com o nascimento, tudo que acontece ao seu redor é um novo estímulo, podendo deixar o pequeno assustado. Além disso, seu sistema imunológico ainda é bastante frágil e em desenvolvimento, que o deixa suscetível a doenças e infecções.

O primeiro contato que o bebê tem com a imunização é o colostro, líquido amarelado que recebe da mãe ao mamar. Nele, o bebê conta com proteínas, anticorpos e células que ajudam na proteção do seu sistema imunológico. Depois disso, a vacinação auxilia na construção das defesas fisiológicas, fazendo com que seja mais tranquilo sair com a criança.

Para que tanto bebê quanto suas mamães fiquem felizes, é importante que, mesmo sem ter tomado todas as vacinas, eles saiam para passear. Com um mês de idade, quando as defesas da criança ainda estão fracas e sem as vacinas completas, é importante leva-lo para lugares abertos, arejados e com pouca gente. Levar para casa de parentes e consultórios pediátricos são as indicações mais recorrentes. Assim, o bebê começa a se acostumar com os estímulos externos sem se estressar, além de não se expor a pessoas que não se sabe se estão doentes ou não.

Até o bebê ter tomado todas as vacinas, que geralmente ocorre aos 4 meses de idade, é preferencial que os passeios não incluam shoppings, pois tem muitas pessoas e não tem circulação de ar, ou praias, pela quantidade de microrganismos encontradas na areia. Ao levar seu bebê a algum lugar, é importante que o proteja contra o frio, leve mantas para protege-lo de quem quiser segurá-lo e peça para as pessoas lavarem as mãos e não beijarem seu rostinho.

O importante da saída é que os pais relaxem, consigam aproveitar um tempo de qualidade com seus pequenos e proteja-os de maneira favorável. Dessa maneira, todo mundo se diverte e a saúde segue intacta!

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES