HERPES ZÓSTER

Doença conhecida popularmente como cobreiro, o Herpes Zóster (HZ), é causado pelo vírus Varicela Zoster (VZV), o mesmo que causa a varicela (ou catapora).

A DOENÇA

A doença tem origem na reativação do vírus latente no organismo, após a infecção inicial, que geralmente acontece na infância. O vírus então fica “adormecido” no organismo do indivíduo, e quando ocorre qualquer alteração na imunidade a doença pode se manifestar.

Trata-se de uma doença onde ocorrem lesões de pele com a possibilidade de evolução para uma dor crônica, prolongada, de difícil controle e extremamente debilitante. A característica mais marcante da doença é a distribuição e localização da erupção, que costuma ocorrer do mesmo lado do corpo. As lesões consistem em vesículas que acometem frequentemente o tronco, a face ou os membros. Além das lesões pode haver febre, cefaleia e mais raramente pneumonia, cegueira, encefalite e até morte. O diagnóstico costuma ser clínico.

COMPLICAÇÃO

A dor, conhecida como Neuralgia Pós Herpética (NPH), é o sintoma mais importante no Herpes Zóster. Ela costuma preceder o aparecimento das lesões e pode persistir por várias semanas ou meses após a resolução deste problema. Ela ocorre nas áreas onde ocorreram as lesões, mesmo depois do desaparecimento delas e pode persistir por meses. Cerca de 10 a 18% das pessoas com Zóster evoluirão para NPH. O risco da doença e da NPH aumenta com a idade.

GRUPO DE RISCO

O Herpes Zóster é mais comum no idoso, pois com o avançar da idade, a nossa imunidade enfraquece naturalmente e por isso eles apresentam uma maior chance da doença. Várias outras condições, que também levam a baixa da imunidade, também estão associadas ao aparecimento do Herpes Zóster, como: câncer, doenças crônicas, etc.

PREVENÇÃO

A vacina é a melhor forma de prevenção da doença e da neuralgia. Está indicada em dose única para pessoas acima de 50 anos, inclusive para pessoas que já apresentaram a doença anteriormente, pois é possível haver recorrência do quadro. Porém, após um quadro de Herpes Zóster, é preciso aguardar um ano para aplicar a vacina.

 

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES