VACINAR CONTRA HPV É IMPORTANTE

Mesmo para quem já teve o diagnóstico da infecção

 

Muita gente acha que a vacinação contra HPV não traz benefícios a quem já foi infectado.

Porém, quando um paciente menciona que teve HPV no passado, não é possível dizer qual o tipo do vírus infectante prévio, nem se houve produção de anticorpos neutralizantes em níveis adequados para prevenir uma nova infecção pelo mesmo sorotipo.

 Portanto, é muito importante vacinar quem já teve HPV, por diversas razões:

a. Após terem eliminado uma infecção por determinado tipo de HPV, os indivíduos continuam sob risco de se contaminarem com um tipo diferente do HPV durante toda sua vida. O risco de infecção diminui com o progredir da idade, pela menor exposição ao vírus, mas ainda persiste.

b. Diversos estudos publicados na literatura têm observado que a produção de anticorpos durante a infeção natural não ocorre em todos os indivíduos (média de 50%), sendo que os títulos de anticorpos induzidos são baixos e não duradouros. Dessa maneira, um determinado paciente poderá se infectar novamente pelo mesmo sorotipo viral a que já foi exposto.

c. Ao contrário da infecção natural, as vacinas são administradas por via intramuscular e alcançam rapidamente os vasos sanguíneos e os nódulos linfáticos locais. Por esse motivo, tais vacinas são muito imunogênicas (resposta de anticorpos com pico de 10 a 10.000 vezes maior que a gerada pela infecção natural). Assim, os pacientes produzirão anticorpos contra os 4 sorotipos contidos na vacina 4V (6,11,16 e 18) em aproximadamente 100% dos casos, diferentemente de uma infecção natural. 

d. A vacina pode conferir imunidade protetora contra o(s) tipo(s) viral(is) não adquirido(s) anteriormente. 

É importante lembrar que, independentemente da idade, não é recomendado nenhum exame subsidiário para estabelecer a indicação da vacina contra o HPV.

A vacina é licenciada para ambos os sexos, a partir dos 9 anos de idade. O esquema deve ser iniciado o mais cedo possível. São recomendadas duas ou três doses, dependendo da idade de início da vacinação para evitar a infecção pelo vírus e suas graves consequências oncológicas.

 

#Vacinasim

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES