O câncer de próstata é um dos tumores malignos mais comum nos homens, representando cerca de 10% de todos os cânceres diagnosticados.

Dado a importância do assunto, e aproveitando o Novembro Azul, campanha voltada à conscientização dos homens para a importância da prevenção de doenças masculinas, trouxemos algumas perguntas frequentes sobre o tema.

 

1. O que é a próstata e qual sua função?

A próstata é uma glândula localizada na região pélvica do homem. Sua principal função é produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides.

 

3. Porque o câncer de próstata é importante?

O câncer de próstata é muito comum. Depois do câncer de pele, ele é o tumor maligno mais comum nos homens, representando cerca de 10% de todos os cânceres diagnosticados. Estima-se que um em cada seis homens vai desenvolver o câncer de próstata durante sua vida. Felizmente, apesar da incidência crescente, observa-se um declínio das taxas de mortalidade. Essa redução se deve principalmente ao diagnóstico precoce e ao aperfeiçoamento das formas de tratamento.

 

4. O câncer de próstata é mais comum em qual faixa etária?

O desenvolvimento do câncer de próstata está relacionado sobretudo ao envelhecimento masculino. Apesar de poder ser diagnosticado em jovens, inclusive abaixo dos 40 anos, o risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos tumores nessa faixa etária.

 

5. Quais são os sintomas do câncer de próstata?

O câncer de próstata apresenta crescimento muito lento, podendo levar anos para causar algum problema mais sério. Nas fases iniciais ele é silencioso, não causando nenhum sintoma específico. Por isso a necessidade do rastreamento. Os primeiros sintomas podem surgir durante o crescimento local, quando o tumor comprime a uretra e impede o fluxo de urina.

 

6. Qual a utilidade do toque retal?

O toque retal tem como finalidade detectar qualquer alteração na próstata (endurecimento, nódulos) que possa estar relacionada com a presença do câncer. Apesar de desconfortável, é parte fundamental da avaliação prostática.

 

7. Quando devo começar a avaliação para detecção do câncer de próstata?

É aconselhado que todos os homens a partir dos 50 anos devam procurar um urologista para definir a rotina de avaliação. A avaliação deve ser feita através do toque retal e de dosagens sanguíneas de PSA. Aqueles com história de câncer de próstata na família (pai, irmãos, tios) e/ou da raça negra devem iniciar essa avaliação aos 45 anos, devido ao maior risco associado.

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES