Varicela, comumente conhecida como catapora, é uma doença geralmente benigna, mas bastante incômoda, que provoca lesões e bolhas por todo o corpo. Ela é causada pelo vírus varicela-zóster e é de fácil transmissão a pessoas não imunizadas através do contato com o líquido da bolha, tosse ou espirro. Mesmo antes dos sintomas aparecerem, a pessoa infectada já pode transmitir a doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM), entre os anos 2000 e 2013, o Brasil registrou 7.113 casos de catapora, com 3.244 internações causadas pela doença. Seus sintomas incluem febre, mal-estar, falta de apetite e cansaço, além de coceira intensa. Em geral, quanto mais nova a pessoa infectada, mais brandos são os sintomas. Porém, mesmo nos casos brandos, podem haver complicações como infecções secundárias das lesões por causa da manipulação das lesões. Por isso, é importante evitar coçar e arrancar as casquinhas que aparecem. Uma vez apresentada a doença, normalmente ela não se manifesta novamente. Porém, em alguns casos, como nos pacientes com baixa de imunidade, a doença pode aparecer outra vez.

A melhor maneira de se prevenir é através da imunização. Existem duas vacinas disponíveis, a Varicela e a Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). A vacina é contraindicada durante a gestação, na vigência de doenças agudas ou em casos de transfusão de sangue nos últimos três meses e utilização de drogas imunossupressoras. A vacina está indicada para  adultos e crianças a partir de um ano de idade, em duas doses. Para se vacinar, você pode entrar em contato com a Central de Relacionamento LPC, pelo número (71) 2203- 9955, e saber como proteger toda a sua família. Para mais informações sobre as vacinas, acesse:http://www.laboratoriolpc.com.br/vacinas

Fonte: Sociedade Brasileira de Imunização

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES