Diagnostico da Covid-19

 

RT-PCR e Teste de Antígeno

 

Conheça as diferenças entre os testes diagnósticos 

 

Diversos tipos de exames foram desenvolvidos ate hoje para a Covid-19. Os testes se dividem entre os que pesquisam o vírus e os que detectam anticorpos.

 

Mas para que serve cada um? É importante conhecer as diferenças para escolher o teste certo para cada situação, seja pela presença de sintomas, pelo contato com alguém infectado, para saber se já teve um contato com o vírus anteriormente e não apresentou sintomas, para investigar a presença de anticorpos e ate mesmo para saber se pode viajar com segurança. 

Testes diagnósticos – ou seja, testes para a pesquisa do vírus

1. PCR em tempo real >> É o padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19, o teste é usado para uma pessoa saber se está com a doença no momento. Utiliza amostras coletadas por swab nasal ou saliva.

Seu uso pode se estender a indivíduos sem sintomas, que tiveram contato com pessoas infectadas ou em protocolos de viagens / procedimentos cirúrgicos.

  • Metódo  - PCR em tempo real
  • Tipo de amostra - Swab nasal e oral OU Saliva
  • Prazo de resultado - Exame liberado no mesmo dia (dias uteis, coleta até as 15hs)
 

2. Teste rápido de antígeno >> Esse exame também está indicado para confirmar infecção aguda pelo Coronavírus. Utiliza amostras coletadas por swab nasal e deve ser feito entre o 3o e o 7o dia de sintomas. 

Embora esse teste de antígeno seja oferecido em farmácias, sua realização em laboratório garante o controle de qualidade e a interpretação dos resultados por profissionais especializados.

Importante lembrar, se o objetivo da testagem for viagem, esse método ainda não é aceito na maioria das companhias aéreas e destinos de viagem. 

  • Método - Imunocromatografia
  • Tipo de amostra - Swab nasal
  • Prazo de resultado - Duas horas
LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES