O teste do pezinho, ou teste de triagem neonatal, é um exame muito importante para a saúde dos bebês. Ao nascerem, eles são submetidos a investigação de uma série de doenças a partir da coleta de algumas gotinhas de sangue.

O exame deve ser feito o mais precocemente possível, a partir do segundo dia de vida do bebê, pois se for detectada alguma alteração, deve-se iniciar o tratamento o quanto antes.

Trata-se de um exame composto, ou seja, a partir dele são investigadas diversas doenças. E quanto mais doenças forem investigadas, melhor. Por conta disso, indica-se fazer o teste expandido.

A região do calcanhar é escolhida por ter boa irrigação sanguínea e causar menos dor, mas pode ser feito com o sangue colhido em outro lugar (principalmente, se houver necessidade de colher outros exames do bebê, pode-se aproveitar a coleta e usar o sangue para evitar outra furada). O sangue então é colocado em um papel filtro e é encaminhado ao laboratório. Se houver alguma alteração, uma nova coleta pode ser requisitada para confirmar o diagnóstico com um outro exame mais específico e assim iniciar o tratamento.

Tendo em vista seu uso a favor do diagnóstico precoce de doenças e prevenção de sequelas, o exame é de importância fundamental após o nascimento de qualquer criança.

Você pode contar com o LPC para esse momento especial da sua vida e da vida do seu bebê. Procure a unidade mais próxima do Laboratório LPC ou solicite atendimento domiciliar e faça o teste do seu bebê no conforto da sua casa!

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES