É normal que as pessoas tenham dúvidas sobre vacinas e como elas podem ajudar a manter a saúde em dia. Por isso, reunimos algumas perguntas comuns sobre a gripe e sua imunização para que cada um possa tomar a melhor decisão em relação à sua saúde.

 

Quem tomou a vacina no ano passado precisa se vacinar esse ano?

Sim. Trata-se de uma vacina que muda de formulação todos os anos e por isso a vacinação a cada ano é de extrema importância para conferir proteção contra a doença. Alem disso é importante para a prevenção da doença manter os níveis de anticorpos elevados o que garantimos com a vacinação anual.

Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?

Depende de pessoa para pessoa mas em media, podemos dizer que a vacina começa a fazer efeito e o organismo desenvolve anticorpos a partir de 15 dias de aplicação. 

Quem tomar a vacina do COVID-19 também precisa tomar a vacina da gripe?

Sim! A vacina COVID-19 não confere proteção contra as doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza, apenas contra o Coronavírus. 

Quanto tempo preciso esperar para tomar a vacina da gripe depois de tomar a vacina contra o coronavírus?

Recomenda-se que, após a aplicação da vacina COVID-19, se aguarde o período de 14 dias antes e depois das aplicações das doses para tomar qualquer vacina. 

Estou com sintomas de COVID-19, posso tomar a vacina da gripe?

Para pessoas que tenham suspeita de COVID-19 ou qualquer outra doença, é indicado que aguarde a melhora total dos sintomas. Isso para que esses sintomas não sejam confundidos com as reações adversas da vacina. 

 


Dra. Daniela Lima
Pediatra
Gestora de Serviços Medicos do LPC

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES