VACINAÇÃO DURANTE A PANDEMIA
A vacinação é um serviço essencial, NÃO PODE e NÃO DEVE parar durante a pandemia.
Todos os grupos etários devem manter seus calendários em dia – crianças, adolescentes, adultos (incluindo gestantes) e idosos.
Só deve ser postergada a vacinação de pessoas com suspeita ou diagnóstico de COVID-19, enquanto persistir o quadro agudo. Após a resolução do quadro a vacinação deve ser retomada do ponto onde foi interrompido (lembrando que não precisa reiniciar o esquema vacinal).
Todos os cuidados de prevenção da Covid-19 devem ser tomados nas salas de vacinas, como por exemplo evitar aglomeração (recomenda-se reduzir ao máximo o número de acompanhantes por paciente), lavagem frequente das mãos e uso de máscaras, porém, não há motivo para deixar de vacinar. Pior é correr o risco de ter outras doenças no período da pandemia, precisando assim de atendimento médico.
Outro ponto importante, e que deve ser considerado, é que não há motivo para temer as possíveis reações adversas às vacinas. AS vacinas são seguras!! As reações são possíveis mas brandas em sua grande maioria.
A vacinação em domicílio é uma facilidade que está disponível no Laboratório LPC e pode ser solicitada para todos os pacientes que desejarem.
O LPC tem entrado em contato com seus pacientes para lembrá-los das doses pendentes afim de divulgar a todos a importância da manutenção dos calendários vacinais em dia!
Enquanto não temos a vacina para a COVID-19 vamos aproveitar o benefício de todas as outras! Não podemos descuidar!
Vacinar é um gesto de amor!