A vacinação é um procedimento simples e de baixo custo, mas que possibilita um grande impacto na luta contra doenças. Os calendários de vacinação indicam quais vacinas devem ser tomadas pelos diferentes grupos de pessoas, incluindo os trabalhadores. O objetivo específico deste documento é esclarecer dúvidas das empresas e dos trabalhadores a respeito das melhores práticas de proteção contra os agentes infecciosos de doenças evitáveis por meio da vacinação no ambiente corporativo.

Quando tratamos do tema "Vacinação do Trabalhador", estamos considerando os agentes de risco biológico responsáveis por infecções no ambiente de trabalho. A elaboração de um programa de Vacinação Ocupacional visa reduzir o risco de doenças entre os colaboradores de uma empresa.

 

Importância da Vacinação Ocupacional

As empresas têm se dedicado cada vez mais a realizar campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação no ambiente de trabalho. Além de diminuir o risco de transmissão de doenças contagiosas, as vacinas contribuem para diminuir também o absenteísmo e o presenteísmo ' na empresa. O resultado é o aumento da produtividade, e principalmente, da qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

 

Os principais objetivos da vacinação em empresas são:

• Reduzir o absenteísmo;

• Evitar o presenteísmo;

• Aumentar a produtividade;

• Garantir mais saúde no ambiente de trabalho e, consequentemente, a satisfação do trabalhador.

 

A Imunização do trabalhador é importante porque:

• Protege o trabalhador de doenças infecciosas;

• Evita a transmissão de doenças do trabalhador a clientes e consumidores;

• Interfere positivamente no desfecho de eventual exposição acidental do trabalhador a agentes infecciosos;

• Amplia a proteção de grupos vulneráveis de trabalhadores;

• Oportuniza a atualização vacinal de segmento significativo da população

 

Vacinação contra Gripe

Além de promover a saúde de colaboradores, imunizar contra a gripe também reduz custos como absenteísmo. E o melhor: a operação não precisa ser complexa. A vacinação é uma das estratégias mais eficientes para prevenção contra doenças e promoção de saúde — não apenas de pessoas, mas também das empresas. Além de garantir o bem-estar de colaboradores, é uma iniciativa que ajuda a reduzir o absenteísmo e seus custos. A proximidade do outono traz de volta a gripe e é hora de se imunizar. Para as empresas, é também necessário planejar a vacinação dos funcionários.

 

As síndromes gripais são responsáveis por um alto índice de falta ao trabalho e perda de produtividade. A vacina contra gripe oferece alta de eficácia e pode ter grande impacto nesse resultado.

 

Para saber mais sobre outras vacinas ocupacionais clique aqui.

 

Norma Reguladora 32 (NR 32)

A NR 32, do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece a importância da vacinação de trabalhadores segundo critérios de exposição a riscos, definidos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Sempre que houver vacinas eficazes contra os agentes biológicos aos quais os trabalhadores estão ou poderão estar expostos, empregador deve indicá-las aos trabalhadores. O médico coordenador do PCMSO deve complementar o programa de vacinação do trabalhador com base na avaliação dos riscos de contaminação apurados no Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA).

 

Quer saber mais? Entra em contato com nossa equipe e planejaremos a vacinação na sua empresa.

 

Clique e fale com nosso Setor de Vacinas ou com a nossa Central de Relacionamento.

Conheça nossa loja virtual!

 

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES