O fim de ano já chegou e agora é a hora de relaxar um pouco e esquecer dos problemas. É comum que nesse período as pessoas tirem uns dias de folga, aproveitem as férias das crianças e vão viajar. Para planejar uma viagem, é preciso pensar em muitas coisas - dinheiro, escolha da hospedagem… e vacinas. Afinal, não tem como sair de sua cidade pra se divertir sem cuidar da saúde, não é mesmo?
Em escala mundial, a vacina contra a Febre Amarela é a mais recomendada. Em geral, é preciso também ter em dia as vacinas para as Hepatites A e B - que podem ser tomadas tanto juntas quanto isoladas, para Tétano e Difteria - essas duas disponíveis nas vacinas contra Difteria, Tétano, Coqueluche e Polio, e contra Difteria, Coqueluche acelular e Tétano. A vacina contra Tétano também pode ser tomada isoladamente. Além dessas vacinas, é importante ter em dia também a vacina Tríplice Viral, que protege contra Sarampo, Caxumba e da Rubéola.
Se for viajar para o continente africano, por exemplo, é recomendado que se vacine contra a Febre Amarela e a Poliomielite, que se encontra na Vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche e Polio.
Caso o destino seja o continente europeu, a vacina mais recomendada é contra o Sarampo, presente na vacina Tríplice Viral. Para viajar para a Ásia é recomendada a vacina contra a Doença Meningocócica, que pode ser tanto a Quadrivalente (ACWY), quanto do tipo C ou B, e contra a Poliomielite.
Já nas Américas, é recomendado também se vacinar contra a Febre Amarela. Na Oceania e na maioria dos países do mundo é exigido o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.
O LPC está credenciado junto à Anvisa como Centro de Orientação para a saúde do Viajante. Aqui, você se vacina e recebe o seu certificado (CIVP), tudo em um só lugar!