1. A doença

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis. É endêmica no Brasil e apresenta várias formas: pulmonar, cutânea, ganglionar, meníngea, disseminada, entre outras. A manifestação presente na maioria dos casos é febre baixa, vespertina e prolongada. Entretanto cada forma tem manifestações específicas como no caso da pulmonar onde a tosse é o principal sintoma. A transmissão ocorre por contato com secreções respiratórias de pessoas doentes.

A vacina previne apenas formas graves da doença, como a meningite-tuberculosa, não tendo atuação na forma mais frequente, que é a pulmonar.

 

2. A vacina

Via: intradérmica (braço direito)

Idade:  ao nascimento

Esquema: dose única

Obs.: na ausência da cicatriz é indicada a revacinação seis meses após a primeira dose, não sendo indicada uma nova dose na ausência de cicatriz.

 

3. Contraindicações/reações adversas 

  • Recomenda-se adiar a vacinação na vigência de doença aguda associada a comprometimento do estado geral, acompanhada ou não por febre.
  • A vacina esta contra indicada em caso de alergia grave a algum componente da vacina.
  • As principais reações adversas apos a vacinação são: dor local, febre baixa e mal estar, assim como vermelhidão, calor e edema no local da aplicação. Essas reações não são consideradas graves e não contra indicam posteriores reforços vacinais.
  • Em caso de reações locais exageradas recomenda-se acompanhamento medico.
LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES