1. A doença

Popularmente conhecido como “cobreiro”, o Herpes Zoster (HZ) é causado pelo mesmo vírus da catapora (varicela). É uma doença geralmente debilitante, que vem aumentando sua frequência devido ao aumento da expectativa de vida.

Apos a infecção inicial, o vírus da catapora fica adormecido no nosso organismo e com a queda natural da imunidade, que ocorre com o avançar da idade, pode ocorrer sua reativação e consequentemente o desenvolvimento do HZ.

O HZ é uma erupção cutânea bolhosa. A erupção geralmente regride, evoluindo para crostas em 7 a 10 dias e apresenta cura completa dentro de 2 a 4 semanas, porem as alterações de pigmentação e as cicatrizes podem ser permanentes. A complicação mais comum do HZ é a neuralgia pos-herpetica (NPH), acometendo parte dos pacientes. Trata-se de uma dor crônica que persiste mesmo apos a remissão da erupção cutânea. A dor é intensa e acontece na extensão do nervo da medula espinhal ate a pele. Na maioria das vezes essa neuralgia se resolve nos primeiros 3 meses, mas em alguns casos pode persistir por anos. A dor associada ao HZ pode perturbar o sono, o humor, o trabalho e as atividades cotidianas, impactando negativamente na qualidade de vida e levando ao distanciamento social e a depressão.

 

2. A vacina

Via: subcutânea (braço)

Idade: a partir de 50 anos de idade

Esquema: dose única

Reforço:  até o momento não foi estabelecida a necessidade de reforços.

 

3. Contraindicações/reações adversas 

  • Recomenda-se adiar a vacinação na vigência de doença aguda associada a comprometimento do estado geral, acompanhada ou não por febre.
  • Recomenda-se adiar a vacinação em caso de uso de transfusão de sangue ou derivados nos últimos 3 meses ou uso crônico de corticóides em altas doses ou drogas imunossupressoras.
  • A vacina esta contra indicada em caso de alergia grave a algum componente da vacina.
  • As principais reações adversas apos a vacinação são: dor, febre baixa e mal estar, assim como prurido e vermelhidão no local. Essas reações não são consideradas graves e não contra indicam posteriores reforços vacinais.
LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES