1. A doença

febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

 

2. A vacina

Via: subcutânea (braço)

Idade: a partir de 6 meses de idade, preferencialmente a partir de 9 meses de idade. As crianças com 6 a 9 meses somente devem ser vacinadas em circunstancias particulares (situações de surtos e com solicitação medica).

Esquema: dose Unica (o esquema é o mesmo para adultos e crianças)

Reforço:  até o momento não foi estabelecida a necessidade de reforços

Indicações: 

  • Residentes, viajantes ou pessoas que se desloquem por uma área endêmica.
  • Viajantes que se dirigem a qualquer pais onde for necessário, na entrada, um Certificado Internacional de Vacinação (dependendo do local de procedência).
  • Pessoas que manipulem material potencialmente infectado.


Atenção: 
 Essa vacina esta indicada para crianças, adolescentes e adultos. Idosos que nunca se vacinaram necessitam de orientação médica, para avaliar riscos e beneficios. Para mais orientações entre em contato conosco.

 

3. Contraindicações/reações adversas

  • Recomenda-se adiar a vacinação na vigência de doença aguda associada a comprometimento do estado geral, acompanhada ou não por febre.
  • Recomenda-se adiar a vacinação em caso de uso de transfusão de sangue ou derivados nos últimos 3 meses ou uso crônico de corticóides em altas doses ou drogas imunossupressoras.
  • A vacina esta contra indicada em caso de alergia grave a algum componente da vacina.
  • Deve ser evitada a vacinação no mesmo dia da vacina tríplice viral (SCR). (Salvo em situações especificas).
  • Amamentação – A vacina não está indicada de rotina para lactantes. Em casos onde o risco de contrair a doença é significativo, recomenda-se suspender o aleitamento materno por 10 dias, período no qual recomenta-se a ordenha para não comprometer o aleitamento.
  • A primovacinação de idosos (> 60 anos) só é recomendada em casos específicos, de acordo com a orientação médica  pelo maior risco de eventos adversos graves.
  • As principais reações adversas apos a vacinação são: dor, febre baixa e mal estar, assim como prurido e vermelhidão no local. Essas reações não são consideradas graves e não contra indicam posteriores reforços vacinais.

Adquira através da nossa loja virtual (link) ou através da Central de Relacionamento (link), onde você também pode obter mais informações! 

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES