O Dia da Vacina BCG é comemorado em 1º de julho e faz referência à data da criação dessa importante forma de proteção contra a tuberculose. A vacina permite a prevenção de formas graves da tuberculose. No Brasil, quase não são mais registradas as formas graves da doença, e para que a incidência de casos não aumente, é muito importante que as crianças sejam vacinadas logo após o nascimento, a imunização é um passo fundamental para que seu filho não corra risco de adoecer!

A vacina é composta pelo bacilo de Calmette-Guérin (que deu origem ao nome) e foi feita para prevenir a tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar. O bacilo que está na composição da vacina é obtido pelo enfraquecimento de uma das bactérias que causam a doença.

A BCG é uma vacina de rotina que desde 1976 o Ministério da Saúde a tornou obrigatória. Indicada a partir do nascimento até os 5 anos de idade. As únicas contraindicações para crianças são nos casos de recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam causar imunossupressão do feto durante a gestação, ou nos casos de bebês prematuros, até que atinjam dois quilos de peso. A imunização é aplicada de forma intradérmica e tem dose única.

Esta vacina geralmente deixa uma cicatriz característica, com até um centímetro de diâmetro no local de aplicação - geralmente, no braço direito. Na maioria dos pacientes aparece uma reação inflamatória no local da aplicação (mancha avermelhada e elevada) no primeiro mês após a vacinação. A mancha evolui aos poucos até cicatrizar, o que é uma reação esperada, portanto não há nada a se preocupar! Pode acontecer de não aparecer nenhuma reação, e nesses casos o pediatra irá solicitar uma revacinação que deverá acontecer após o 6 meses da primeira dose.

Você pode contar com o Laboratório LPC na hora da vacinação dos seus filhos! Procure a unidade mais próxima e leve suas crianças. Estamos prontos para lhe atender! Lembrando que, qualquer possível dúvida sobre vacinar ou não as crianças, você pode encontrar a resposta aqui.

 

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES