As vacinas são muito importantes para a saúde de todos, pois protegem desde bebês até idosos de diversas doenças causadas por vírus e bactérias. A coqueluche, infecção bacteriana altamente contagiosa e que age no trato respiratório, é uma dessas doenças que pode ser prevenida através da imunização em pessoas de qualquer idade.
A vacina contra Coqueluche é realizada de rotina para todas as crianças aos 2, 4, 6 e 15 meses. A partir daí são orientados reforços aos 4 anos, na adolescência e depois a cada 10 anos. Para adultos, estão disponíveis duas apresentações da vacina, combinada com a difteria e tétano (dTpa) e combinada com difteria, tétano e pólio (dTpa + Pólio). O principal objetivo da vacinação é reduzir a circulação da bactéria na comunidade e, consequentemente, reduzir a morbi-mortalidade pela doença.
Vacinando os adolescentes e adultos, é reduzida a transmissão da doença para os grupos mais vulneráveis, bebês e idosos. Por isso a importância de vacinar todos que entrarão em contato com a gestante e os bebês até ele ter idade suficiente para completar seu esquema vacinal primário (aos 6 meses de vida).
Especialmente indicada para gestantes, a dTpa imuniza a gestante diretamente e o bebê de maneira indireta. O recém-nascido recebe anticorpos da mãe vacinada pela placenta e depois pela amamentação, melhorando a sua vulnerabilidade à doença, até que inicie seu esquema vacinal aos 2 meses. É recomendado que as mulheres se imunizam a partir da 20ª semana de gestação. A cada gestação, é necessário tomar uma nova dose. Porém, não só a gestante, mas seus familiares mais próximos e todos que vão conviver com o bebê também devem se vacinar.
É importante salientar que a doença não confere imunidade duradoura, portanto mesmo aqueles que já tiveram a doença devem se vacinar.
Para se vacinar, você pode entrar em contato com a Central de Relacionamento LPC, pelo número (71) 2203- 9955, e saber como proteger toda a sua família. Para mais informações sobre as vacinas, acesse: http://www.laboratoriolpc.com.br/vacinas