Quando pensamos em cadernetas de vacinas, o que vem à nossa mente geralmente são as vacinas que as crianças tomam ao longo da infância.

De fato, as vacinas tomadas na infância são extremamente importantes para as crianças desenvolverem anticorpos contra várias doenças, evitando o adoecimento delas, de pessoas da família, dos colegas da escola e outras pessoas com quem elas convivem e que podem se contaminar, principalmente os idosos, que costumam ter a imunidade mais baixa.

O problema é que as pessoas costumam se esquecer que são necessários alguns reforços das vacinas, ainda durante a infância e mesmo após o início da adolescência e fase adulta. Para as devidas orientações, existem calendários diferentes para as diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos).  

Ao nos vacinarmos, além de protegermos a nós mesmos contra algumas doenças, estamos protegendo também as pessoas ao nosso redor.

É muito importante estar atento às vacinas novas, que muitas vezes não existiam na nossa infância e são indicadas tanto para adultos quanto para crianças. Os adultos também estão suscetíveis a doenças e são fonte de contaminação para as crianças e idosos, como também podem levar doenças para seu ambiente de trabalho.

Além dos calendários por faixa etária já mencionados, existem ainda os calendários de vacinação ocupacional, que fazem indicações de vacinas de acordo com a atividade desempenhada pela pessoa. Essa proteção "extra" é interessante para o colaborador e para a empresa. Quando o colaborador está bem e saudável, sua produtividade é maior e o absenteísmo é menor, aumentando a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. Para mais informações sobre o assunto, leia no nosso e-book aqui.

Além dos calendários citados acima, existe ainda o calendário de vacinação dos viajantes, que orientam uma série de vacinas indicadas para pessoas de acordo com o destino da sua viagem, até porque  alguns países exigem vacinas contra doenças específicas. Aqui no site nós temos uma publicação inteira dedicada a isso.

Se você quiser saber mais sobre vacinas, entre em contato com o pessoal especializado do Laboratório LPC e tire suas dúvidas. Estamos aqui para ajudar!

LPC Resultado de Exames

RESULTADO
DE EXAMES